sábado, 27 de setembro de 2008

On line, on time, full time

As Organizações Globo iniciaram, em setembro de 2008, uma nova estratégia de produção e distribuição de conteúdo jornalístico. A sacada é fazer com que o jornal O GLOBO e o GLOBO ONLINE passem a ter uma única marca: O Globo.

A produção passa a ser integrada com a distribuição por multiplataformas dentro do processo de convergência. O nome da empresa que fará essa integração é a INFOGLOBO.

Uma campanha publicitária (veja o vídeo abaixo), denominada "Muito além do papel de um jornal", divulga a estratégia do grupo, baseada na idéia de que o negócio do Globo "é informação, multiplataforma, multimarca e multigeografia".

O processo de convergência faz parte dessa decisão, com a multiplicação de plataformas, como o celular, para difusão de informações e uma participação mais ativa (interatividade) dos consumidores que navegam em busca de informação por jornais impressos, internet e celular.

Matéria publicada pelo O Globo apresenta as motivações para a mudança, citando, entre elas, a incorporação de forma mais ativa do jornalismo digital e o crescimento de leitores de jornais em mercados emergentes (jornais populares), ao contrário da queda generalizada que ocorre no mercado jornalístico dos Estados Unidos.

Eis o vídeo:


O Globo - Muito Além Do Papel De Um Jornal - The best bloopers are a click away


Bom, o mote da campanha (Muito além do papel de um jornal) parafraseia o título de um dos clássicos sobre jornalismo no Brasil: o livro "O Papel do Jornal" (1974), de Alberto Dines.

E parece que o Dines, do Observatório da Imprensa, não concorda muito com a nova estratégia do Globo. Aponta nessa história toda uma série de buracos. Entre eles, uma suposta intenção dos donos dos meios de produção (no caso, a poderosa Globo) de reduzir custos, em detrimento da qualidade e da quantidade de seus profissionais, e aumentar lucros.

Vale a pena ler a crítica dele.

E vocês, o que pensam?

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