domingo, 17 de agosto de 2008

Exercício - análise de sites jornalísticos (30 pontos)

Bem, amigos...

Já entendemos o funcionamento de um blog, bem como as implicações dessa nova e, por que não dizer, revolucionária maneira de se comunicar.

Agora, vamos dar uma mergulhada nos conceitos e nas aplicações do hipertexto, um dos principais fundamentos do webjornalismo, e, em seguida, fazer um bom exercício, EM DUPLAS E VALENDO 30 PONTOS, sobre o assunto.

Para começar, gostaria muito que visitassem este endereço aqui, no qual poderemos obter noções básicas sobre o hipertexto. Em seguida, peço que prestem bastante atenção às cinco categorias hipertextuais abaixo, descritas pelo professor norte-americano Georde Landow - e que reúnem algumas das principais características do webjornalismo -, e ao texto sobre classificação de links, de Luciana Mielniczuk, logo na seqüência:

CATEGORIAS HIPERTEXTUAIS

Descentralização: permite ao usuário criar o centro ou ponto de partida do foco de seu interesse, a medida que navega e vai mudando o núcleo de ênfase da sua intenção/ atenção em relação ao que precisa e deseja. É a multilinearidade, o leitor pode partir de qualquer lugar, escolhendo de onde para onde deve ser sua leitura.

Multivocalidade: É a possibilidade de um texto não ser elaborado por apenas uma pessoa, mas da complementaridade do trabalho de várias pessoas em função de um ou vários assuntos correlatos. Essa característica é bastante importante pois é o pressuposto para o jornalismo interpretativo (permite ao leitor através de várias versões, a possibilidade de tirar suas próprias conclusões acerca do fato).

Intratextualidade: Quando um texto se complementa com outro dentro de um mesmo site, criando uma continuidade informativa através de diferentes textos porém de uma mesma temática.

Intertextualidade: Essa característica permite um texto se complementar com outro que esteja em outro site de mesma temática. É a informação ilimitada por meio de links e toques no mouse.

Navegabilidade: São as várias possibilidades de utilização de recursos que facilitem a navegação e localização dos usuários dentro do site. Aqui entra a função do web design, responsável por facilitar essa navegação.

Interatividade: É necessário que o site propicie uma "conversa" entre o computador e o usuário durante a navegação. Deve-se permitir que todos os envolvidos na interação sejam agentes e participem ativamente na construção do produto final, sendo possível interferir em seu conteúdo.

Agora, vamos falar um pouco na...

CLASSIFICAÇÃO DE LINKS

O texto abaixo apresenta uma proposta de classificação dos links usados em webjornalismo, baseada no capítulo 4 da tese de doutorado de Luciana Mielniczuk (Jornalismo na web: uma construção para o estudo do formato na escrita hipertextual), defendida na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em março de 2003.

A autora classifica os links quanto:

- ao tipo de "navegação" produzida;
- ao universo de abrangência do link (para onde remete o leitor);
- ao tipo de informação oferecida através do link.

Nesta última classe há uma subdivisão dos links que pertencem à narrativa do fato jornalístico, ou melhor, os links que fazem parte da notícia” (Mielniczuk, 2003).

a) Quanto ao recurso de navegação:

- Conjuntivo: remete para outra lexia (bloco de texto), mas a janela no programa navegador permanece a mesma; muda só o conteúdo que aparece na tela.

- Disjuntivo: ao remeter para outra lexia, abre-se uma janela menor ou mesmo outra janela no programa navegador. Proporciona a experiência de simultaneidade: duas janelas abertas ao mesmo tempo. Geralmente é empregado em duas situações: na utilização de vídeos ou quando trata-se de um link externo.

b) Quanto ao universo de abrangência:

Alguns autores, entre eles Landow (1995), Leão (2001), Paul & Fiebich (2002), classificam os links em:

- Intratextuais: ou links internos, remetem para lexias dentro do próprio site.
- Intertextuais: remetem para lexias externas ao site; também são denominados de links externos.

c) Quanto ao tipo de informação:

- Editorial: pertence ao conteúdo informativo do site. Podem ter a função de organizar o webjornal (organizativos), como são os links que indicam as editorias, ou integrar a narrativa do fato jornalístico (narrativos).

- Serviços: remete a serviços oferecidos pelo webjornal. É interessante observar que estes links podem ser tanto internos quanto externos e que, em geral, referem-se a três tipos de serviços:
a) produzidos e oferecidos pela publicação - ou pelo portal ao qual ela está atrelada - tais como previsão do tempo, cotação de moedas estrangeiras, bolsa de valores, classificados;
b) o serviço pode ser oferecido por outra empresa e o webjornal apenas oferece o link que vai remeter para outro site;
c) na falta de uma nomenclatura melhor, incluímos aqui também os serviços de fórum e chats oferecidos pelo webjornal e focados para assuntos editoriais da publicação.

- Publicitário: remete à publicidade que tanto pode ser externa, de empresas anunciantes, como também pode referir-se a outros produtos do mesmo grupo empresarial, sendo considerado, então, um link interno.

Obs: Os links Editoriais, quando narrativos, podem ainda estar divididos nas seguintes subcategorias, que se referem ao:

- Acontecimento: diz respeito aos principais acontecimentos do fato noticiado.
- Detalhamento: apresenta detalhes sobre o acontecimento, podem ser dados depoimentos, explicações de especialistas.
- Oposição: quando for o caso, apresenta argumentos de entrevistados ou mesmo dados que contestem informações de fontes oficiais ou fontes primárias ouvidas.
- Exemplificação ou particularização: ilustra ou explica o acontecimento com exemplos ou casos particulares, apresentando personagens ou casos semelhantes.
- Complementação: oferece dados complementares que possam auxiliar na apresentação e compreensão do acontecimento (ex: gráficos, estatísticas, históricos, etc).
- Memória: oferece links que remetem ao arquivo de material já disponibilizado sobre o mesmo assunto ou assuntos correlatos.


OBSERVAÇÕES GERAIS:
- Quando falamos em blocos de texto, estamos nos referindo não só a materiais de natureza escrita e sim também a sons e imagens.
- As categorias propostas valem para os diferentes tipos de textos considerados.
- A classificação mapeada não faz com que as categorias sejam excludentes entre si: o mesmo link pode ser enquadrado em ‘rótulos’ diferentes simultaneamente (Mielniczuk, 2003).


O EXERCÍCIO:

Trabalhando em duplas, e feita a leitura do texto acima, examinem dois produtos jornalísticos na web.

Busquem identificar e avaliar a pertinência, utilidade e abrangência das categorias propostas pelos dois autores para uma melhor compreensão do funcionamento da hipertextualidade no webjornalismo.

Escolham dois grandes websites jornalísticos e, com base na análise dessas publicações, respondam, da maneira mais completa possível, o questionário a seguir.

Antes, porém, façam um perfil detalhado de cada site: trata-se de um portal vertical (trata de um tema específico, como automóveis, esportes, etc) ou horizontal (todos os tipos de notícia), é regional ou nacional, quem o produz (grupo de comunicação, jornal, TV, rádio?), como se apresenta sua página inicial, a que tipo de público se destina, etc.

Questionário:

a) Façam a análise particularizada de cada um dos sites conforme cada uma das categorias de hipertextualidade de Landow. É importante lembrar que tais categorias podem ser usadas com ou sem eficiência pelos sites estudados.

b) Vocês foram capazes de identificar todos os tipos de links citados por Luciana Mielniczuk, nas duas publicações estudadas? Citem exemplos dos tipos de links Editoriais Narrativos encontrados nos dois jornais, de acordo com a tipologia de Mielniczuk.

c) Quais os tipos mais recorrentes de links Editoriais Narrativos? Se faltarem tipos, assinalem quais e tentem explicar por que tais tipos são inexistentes ou muito raros.

d) Comparem o uso de links nas duas publicações, tentando determinar qual delas faz um melhor uso da linkagem. Por que?

e) Examinem o uso de links inter-textuais nas duas publicações. Eles são freqüentes? Busquem exemplos nos dois veículos. Em que tipo de links eles são mais freqüentes?

f) Os dois jornais fazem uso de links disjuntivos? Listem exemplos.

g) Observem os blogs existentes nas duas publicações. Eles estão linkados ao restante do material do jornal? Que tipos de links estão sendo usados?

h) Observem o uso de fotografias nas duas publicações. Como os links estão sendo usados em conjugação com as fotos?

i) Vocês consideram útil essa tipologia de links proposta por Mielniczuk? Que críticas podem ser feitas à tipologia?


IMPORTANTE: TODAS AS DUPLAS DEVERÃO APRESENTAR AOS COLEGAS, EM SALA, SUAS CONCLUSÕES. PORTANTO, DEVERÃO PREPARAR UM ROTEIRO E UM SLIDESHOW PARA ESSA FINALIDADE.

VALOR: 30 PONTOS.
DATA DE ENTREGA: 27 DE AGOSTO DE 2009.

Um comentário:

Elisandra Amâncio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.